Um deputado comunista na Assembleia Legislativa

19/03/2013 at 11:31 Deixe um comentário

pcdob

Nosso Partido vive nova fase, iniciada na conferencia extraordinária de abril de 2011 e consolidada na subsequente conferencia ordinária, quando conseguimos construir a unidade política há muito desejada. Agora caminha para mais essa desafiadora tarefa, que  precisará contar com o trabalho e apoio de todos, especialmente das direções intermediárias.

No atual cenário da política paranaense, é imprescindível a presença comunista na Assembleia Legislativa no sentido de fortalecer nosso trabalho no campo político e potencializar ainda mais nossa inserção nas bases sociais de todo o Paraná.

O mandato de deputado estadual exerce um papel mais próximo da militância e da realidade dos municípios. Além disso, permite o uso do horário eleitoral estadual de forma regionalizada, o que pode ser grande instrumento para consolidar nossas lideranças nos municípios e conferir mais visibilidade ao Partido.

Como eleger ao menos um deputado estadual? O coeficiente mínimo para elegê-lo ficará em torno de 110 mil votos, e com cerca de 180 mil elegeremos um segundo.  Assim, precisamos de no mínimo 11 camaradas com potencial de pelo menos 10 mil votos cada, numa chapa própria de 50 candidaturas.

Para viabilizar o projeto, o PCdoB PR convoca todas as suas lideranças, dirigentes de entidades, gestores municipais e vereadores para se organizarem e comporem esta chapa em 2014. É o principal desafio que os comunistas do Paraná terão em 2014.

MÉTODO DE TRABALHO

O Estado do Paraná é dividido geopoliticamente em 18 microrregiões, coordenadas pelas suas respectivas associações de municípios, que congregam as administrações municipais  e as iniciativas  políticas do Estado, possuindo órgãos regionais e ações comuns entre o governo estadual e os municípios.

Nossa política de expansão e crescimento partidário ainda não contempla todas essas  microrregiões, mas é  meta a ser atingida. Por ora atuaremos nas macrorregionais já organizadas pelo PCdoB. São as seguintes, com suas cidades-polo:

  • OESTE (Cascavel/Foz do Iguaçu).
  • SUDOESTE ( Francisco Beltrão/Pato Branco).
  • CANTUQUIRIGUAÇU (Foz do Jordão/Laranjeiras do Sul).
  • METROPOLITANA (Curitiba).
  • LITORAL (Paranaguá).
  • CAMPOS GERAIS (Ponta Grossa).
  • NORTE (Londrina).
  • NOROESTE (Maringá).
  • CENTRO-SUL (Guarapuava).
  • CONCAM (Campo Mourão).
  • NORTE PIONEIRO (Cornélio Procópio).

Os coordenadores macrorregionais farão o mapeamento do Partido e outras lideranças dentro dessas regiões.

O projeto eleitoral do PCdoB paranaense, avesso ao sectarismo e ao exclusivismo, estará aberto ao ingresso, em seu quadro de filiados, de lideranças de outros partidos ou sem filiação partidária que desejem buscar uma cadeira, tanto na Assembleia Legislativa, quanto na  Câmara Federal.  O critério para tal ingresso é que tais postulantes estejam em  nosso campo tático e de alianças – ou seja, que apoiem o governo da Presidenta Dilma Rousseff e demonstrem afinidade com as linhas gerais do programa partidário.

Nossa prioridade, nas eleições de 2014, é a busca da representação política na Assembleia Legislativa.

Para tanto inicialmente serão incentivadas e fortalecidas as pré-candidaturas de quadros, militantes e filiados ao nosso Partido (vereadores, secretários municipais, lideranças regionais, etc.), concomitante com a busca de aliados, já mapeando e tratando as potenciais dobradas com candidatos a deputado federal.

Ao mesmo tempo, o Partido se apresenta a lideranças do Estado que demonstrem interesse em ingressar em nossas fileiras e disputar a eleição.

Num levantamento inicial, o GTE enumerou pré-candidatos, cuja densidade eleitoral já nos aproxima do coeficiente mínimo de 100 mil votos necessários para a eleição de um deputado estadual. São nomes politicamente expressivos: Chico Brasileiro, ex-vice-prefeito de Foz do Iguaçu; Manoel Sobrinho, vereador no terceiro mandato em Maringá; Paulo Porto, vereador em Cascavel; Ariel Machado, Presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa; Nereu Ceni, ex-vereador e candidato a prefeito em Pato Branco, entre outros, listados inicialmente em 32 municípios.

O GTE também já contatou e trabalha o ingresso de lideranças próximas ao Partido, inicialmente em 13 municípios, além de cinco nomes de Curitiba e dois de Londrina. São ex-prefeitos, ex-deputados, ex-vereadores, vice-prefeitos ou detentores de cargos municipais com histórico político de compromisso com nosso campo e dispostos a defender nosso Programa.

O fato desses primeiros levantamentos indicarem possibilidades concretas de uma chapa própria do PCdoB conquistar o coeficiente mínimo de 110 mil votos, não é suficiente. Por isso devem as coordenações  macrorregionais envidar, desde já, todos os esforços  para:

1º – Mesmo que boa parte dos camaradas listados já tenham confirmado a intenção de serem candidatos, contatá-los todos, apresentando este projeto político/eleitoral e confirmando e reconfirmando suas pré-candidaturas.

2º – Listar outras lideranças, dentro dos critérios acima mencionados, convidá-las a se filiar ao Partido.

MULHERES

Mais do que o cumprimento de uma cota legal, o PCdoB do Paraná envidará todos os esforços para integrar as mulheres na construção do Projeto Eleitoral, incentivando candidaturas e construindo condições políticas para que as candidatas mulheres sejam representações reais da luta política e capazes de terem resultados eleitorais condizentes com sua importância. Para tanto, o tema Participação das Mulheres será pauta constante do GTE e dos encontros de Macrorregionais e o Projeto será debatido e organizado em uma Plenária de Mulheres convocada para o dia 27 de abril, em Curitiba.

FRENTES DE MASSA/MOVIMENTOS SOCIAIS

Os militantes do PCdoB que dirigem entidades de massa ou atuam no movimento social (sindical, comunitário, cultural, ambiental, estudantil) integrarão sua agenda de lutas a construção do Projeto Político de 2014, buscando lideranças capazes de participarem do projeto como candidatos e delineando espaços de ação política na luta social.

DEPUTADO FEDERAL/ELEIÇÃO MAJORITÁRIA

Apesar da prioridade do Projeto Político do PCdoB do Paraná ser a eleição para a Assembleia Legislativa, pela sua complexidade e pela necessidade imposta de construir uma chapa própria, o PCdoB paranaense construirá até junho uma agenda para apresentar candidatos com viabilidade eleitoral a Câmara Federal, buscando conversações que possibilitem uma coligação viável com partidos do nosso campo.

Nesta mesma construção o PCdoB apresentará nomes para a disputa majoritária, prioritariamente uma candidatura ao Senado Federal e até para o executivo estadual, caso as condições políticas imponham.

RESPONSÁVEIS

Dentro do novo espírito unitário e coletivo de trabalho em que vive nosso Partido no Paraná, são responsáveis pelos encaminhamentos: a direção estadual, através de sua Comissão Política, apoiada pelos coordenadores das macrorregionais e pelo GTE (Grupo de Trabalho Eleitoral). O responsável pelo projeto eleitoral na CPE será o camarada Madson de Oliveira (Secretário De Organização), apoiados pelos coordenadores das macrorregionais, a saber: Edson (Oeste), Ceni e Vieira (Sudoeste), Paulo Cesar (Cantuguiriguaçu), Thiago Pinto (Metropolitana), Ademir/Juvanete (Litoral), Elton Barz/Rosangela Rigoni (Campos Gerais), Marcio Sanches (Norte), João Batista (Noroeste), Tibúrcio (Centro-Sul), Raoni Assis (Concam) e Emerson (Norte Pioneiro).

Já o GTE está composto pelos camaradas Nilton Bobato, Chico Brasileiro, Zenir Teixeira, Rosangela Rigoni, Madson de Oliveira e Nereu Ceni, que, além da elaboração do presente projeto, farão os encaminhamentos e articulações necessários junto as direções das macrorregionais , para implementar e monitorar a sua execução. O coordenador do GTE é o camarada Nereu Ceni.

PLENÁRIA DE QUADROS

Todo o projeto será apresentado ao Partido e a sociedade paranaense em uma Plenária de Quadros a ser realizada até o mês de maio.

PRAZOS

 Com base no calendário oficial eleitoral, que estabelece o prazo derradeiro para filiação partidária de postulantes a candidaturas (princípio da anuidade) em 5 de outubro, deveremos concluir a lista de de pelo menos 50 pré-candidatos até 5 de setembro deste ano, considerando pelo menos um mês de antecedência  para os encaminhamentos derradeiros, burocráticos e políticos.

O GTE estabelecerá um calendário político com prazos e metas a serem atingidos e aferidos nas reuniões do Pleno da Direção Estadual, produzindo relatórios mensais a serem divulgados no PC massas. Este calendário será apresentado aos coordenadores de macros no próximo dia 29 de março e divulgado nos organismos partidários.

Por fim, é importante ter claro que, nas atuais circunstâncias da luta política, este projeto é o centro da atividade partidária, de onde partem os demais, que lhe servem. Assim, o fortalecimento orgânico do Partido, sua atuação no movimento social e na luta política, servem a esse projeto político-eleitoral, assim como ele serve aos demais, numa relação dialética.

GRUPO DE TRABALHO ELEITORAL (GTE), em 21/02/2013

PLENO DO COMITÊ ESTADUAL, em 02/03/2013

Entry filed under: Paraná, Partido Vivo. Tags: .

FALANDO SÉRIO CTB reforça campanha do movimento Saúde + 10

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Quem é:

O blog do PCdoB paranaense é um espaço para notícias, informações, artigos, fotos e documentos do Partido no Estado e outros textos de interesse coletivo. Seja Bem Vindo!

PCdoB no Facebook

Arquivo de Notícias

Categorias

Fotos do PCdoB-PR

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Mais fotos

PCdoB no Twitter

Filie-se ao PCdoB

Vereador Nilton Bobato

Nilton Bobato

Vereador Paulo Porto

Paulo Porto

Estatísticas

  • 321,918 visitantes.

%d blogueiros gostam disto: