A trajetória e o legado de Hugo Chávez

07/03/2013 at 09:03 Deixe um comentário

VENEZUELAFabio Anibal Goiris*

Em 14 anos de governo de Hugo Chávez, os índices de analfabetismo foram reduzidos a zero. Nos últimos dois anos, o projeto ‘Gran Misión Vivienda’ construiu 350 mil casas populares, metade das quais foi edificada em parceria com mutirões de comunidades organizadas.

O número de médicos por 10 mil habitantes subiu de 18 para 58. Só o sistema público de saúde dispõe de 100 mil médicos, dos quais cerca de 30 mil são cubanos que vivem há cinco anos nas favelas que cercam Caracas, oferecendo atendimento gratuito e permanente a milhares de pessoas. A taxa de mortalidade infantil desabou de 25 para 13 óbitos por mil nascidos vivos e 96% da população tem acesso à água potável.

O coroamento dessas políticas sociais implantadas sob o comando de Chávez não poderia ser outro: em levantamento recente, realizado pela Cepal (Comissão Econômica para América Latina e Caribe) em 18 nações da América Latina e do Caribe, a Venezuela aparece em primeiro lugar como o país com a mais baixa taxa de desigualdade social.

Quem escreveu estes parágrafos com grande acuidade, veemência e espírito democrático é o jornalista e escritor brasileiro Fernando Morais, autor dos consagrados livros ‘A Ilha’, ‘Olga’ e ‘Chatô, o Rei do Brasil’.

Pode-se acrescentar ainda que a burguesia petroleira de velha Venezuela – que estava no poder por mais de meio século – foi arrastada politicamente do poder por Chávez e pelo povo da Venezuela e colocada na berlinda (Chávez ganhou democrática e seguidamente quatro eleições). Este processo fez com que a fortuna e o dinheiro da exploração do petróleo (e da força de trabalho popular) não fossem mais enviados para as contas bancárias particulares de Miami e da Suíça.

Não é à toa, pois, a ira e a fúria da direita reacionária contra Hugo Chávez. Não custa lembrar que Chávez fechou a ‘Rede Globo’ da Venezuela numa reação inédita contra a burguesia da comunicação que costumava a ‘trocar presidentes’ e ‘ensinar o povo a ser democrático’. Por essa razão, a mídia direitista e autoritária do Brasil e do mundo espumava pelas comissuras labiais toda vez que Chávez ganhava mais uma eleição.

É provável que nunca a Venezuela, ou melhor, o povo da Venezuela, encontrou um líder tão comprometido com as causas da democracia; com o socialismo democrático que Chávez batizou de ‘Bolivariano’. A grande contribuição de Chávez é ter deixado claro para o simples cidadão da sua pátria (e de outras pátrias como o Equador, a Bolívia, a Argentina e o próprio Brasil), que os fenômenos humanos – especialmente a permanência da burguesia no poder – são determinados pelas relações econômicas baseadas na exploração do trabalho da maioria pela minoria de uma sociedade. Este, aliás, já foi um legado de Marx; Chávez apenas lhe conferiu uma feição tropical e sul-americana. Ficam, pois, os cartazes espalhados pelas ruas de Caracas (e naturalmente a própria ideia política que deles emerge): “Chávez vive. La lucha sigue”.

*O autor é cientista político e professor da UEPG.

Entry filed under: Geral, Internacional. Tags: .

Chávez: morre o revolucionário, mas seguirá a revolução bolivariana! Cinco dias na terra de Bolívar

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Quem é:

O blog do PCdoB paranaense é um espaço para notícias, informações, artigos, fotos e documentos do Partido no Estado e outros textos de interesse coletivo. Seja Bem Vindo!

PCdoB no Facebook

Arquivo de Notícias

Categorias

Fotos do PCdoB-PR

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Mais fotos

PCdoB no Twitter

Filie-se ao PCdoB

Vereador Nilton Bobato

Nilton Bobato

Vereador Paulo Porto

Paulo Porto

Estatísticas

  • 321,963 visitantes.

%d blogueiros gostam disto: