Começou nesta quinta-feira (25), em Curitiba, a 63ª Caravana da Anistia

25/10/2012 at 14:07 Deixe um comentário

Comissão vai julgar 42 pedidos de anistia em evento que começou nesta 5ª

Henry Milleo/Agência de Notícias Gazeta do Povo / Representantes da organização do evento e presos políticos da Ditadura estiveram nesta quinta-feira no antigo presídio do Ahu

Abertura da Caravana da Anistia ocorreu na manhã desta quinta (25), na antiga Penitenciária do Ahu. Julgamento de pedidos de anistia ocorrerá nesta sexta

Começou nesta quinta-feira (25), em Curitiba, a 63ª Caravana da Anistia. Na programação do evento está o julgamento de 42 pedidos de anistia política. Também fazem parte das atividades mesas e debates com temas relacionados à violação de direitos humanos durante o período da Ditadura Militar (1964-1985).

A abertura ocorreu por volta das 11 horas, na antiga Penitenciária do Ahu. Foi montado um palanque em frente ao presídio, onde se reuniram representantes da organização do evento e de pessoas que foram presos políticos durante a Ditadura. Muitas pessoas se emocionaram ao retornar ao local onde permaneceram como presidiários e também por reencontrar amigos que não viam há muito tempo.

Durante as atividades programadas para o evento, atos de lançamento de marcos dos chamadosCaminhos da Resistência ocorrerão pela cidade. Na tarde desta quinta (25), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe duas atividades – no pátio da Reitoria e em frente ao prédio histórico, na Praça Santos Andrade. A Boca Maldita receberá um terceiro marco também nesta tarde.

Os julgamentos ocorrerão na sexta-feira (25), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná (OAB-PR). A Comissão Nacional de Anistia promove a sessão dos 42 requerimentos. A apuração vai levar em conta a possibilidade de o Estado ter sido responsável por violações de direitos humanos cometidos no Paraná pelo regime militar. A apuração dos casos envolve também pessoas de outros estados.

Participam da organização do evento a Secretaria de Direitos Humanos do Ministério da Justiça, Fórum Verdade da UFPR e Fórum Paranaense de Resgate da Verdade, Memória e Justiça, com a participação da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná (Seju).

Serviço

A programação do evento nesta quinta-feira (25) vai até as 22h10, em diversos locais da cidade. Nesta sexta-feira (26), as atividades estão programadas para começar às 9 horas e vão até as 18 horas. A previsão de duração do julgamento é das 10h30 às 18 horas pela Comissão Nacional de Anistia, na OAB. O evento é aberto ao público. A programação completa, com horários e locais, está disponível no site da Secretaria Estadual de Justiça.

fonte: Gazeta do Povo

Entry filed under: Geral. Tags: .

Para o PCdoB, eleição em Foz do Jordão foi histórica Renato Rabelo: Resultados do 2º turno indicam avanços do PCdoB

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Quem é:

O blog do PCdoB paranaense é um espaço para notícias, informações, artigos, fotos e documentos do Partido no Estado e outros textos de interesse coletivo. Seja Bem Vindo!

PCdoB no Facebook

Arquivo de Notícias

Categorias

Fotos do PCdoB-PR

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Mais fotos

PCdoB no Twitter

Filie-se ao PCdoB

Vereador Nilton Bobato

Nilton Bobato

Vereador Paulo Porto

Paulo Porto

Estatísticas

  • 321,963 visitantes.

%d blogueiros gostam disto: