Professores mantêm greve nas três universidades federais sediadas no Paraná

10/09/2012 at 14:39 Deixe um comentário

Fernando César Oliveira

Repórter da Agência Brasil

Curitiba – Os professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) decidiram manter a greve da categoria. Na UFPR e na Unila, a decisão foi tomada em assembleias realizadas ontem (5). Na UTFPR, onde a greve atinge cinco dos 12 campi, a assembleia ocorreu hoje (6).

Na UFPR, a votação sobre a manutenção da greve foi apertada. A paralisação foi mantida por 238 votos a 225. A eleição da Reitoria da UFPR, que ocorreria esta semana, foi adiada para os dias 26 e 27 de setembro, em razão da greve.

“Agora vamos aguardar a reunião do nosso comando nacional de greve, neste fim de semana. O comando terá que sentar e avaliar se o movimento se mantém forte a ponto de forçar o governo a reabrir as negociações”, disse Luís Allan, presidente da Associação dos Professores da UFPR, em entrevista à Agência Brasil.

Com quase quatro meses de duração, a greve, iniciada no último dia 17 de maio, é a maior da história tanto da UFPR como da UTFPR. “Pela extensão da greve, não dá para tapar o sol com a peneira, o cenário é tenso. Mesmo com uma eventual saída do movimento, os professores sairão decepcionados com a incapacidade de negociar do governo”, disse Allan.

Os professores da Unila fazem nova assembleia na segunda-feira (10). O comando local de greve da UFPR ainda irá marcar um novo encontro da categoria na próxima semana.

De acordo com a Reitoria da UTFPR, quatro campi da instituição decidiram retomar as aulas na próxima segunda-feira (10) e mais dois até o próximo dia 17. Como as datas de reinício das aulas serão diferentes, a universidade ainda precisará discutir se estabelecerá calendários acadêmicos diferenciados ou se unificará o início do segundo semestre letivo.

A greve continua nas unidades da UTFPR em Curitiba, Ponta Grossa, Francisco Beltrão, Campo Mourão e Toledo. “Vamos fazer uma nova assembleia na próxima quarta-feira (12). Os professores estão indignados”, disse Silvana Heidemann, integrante do comando local de greve da UTFPR em Curitiba.

A paralisação dos professores das universidades federais enfrenta um impasse desde o último dia 13 de agosto, quando o governo assinou um acordo com o Sindicato de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes).

Desde então, o governo federal considera encerrada a negociação com a categoria. O Proifes aceitou a proposta de reajuste, com percentuais que variam de 25% a 40%. Já o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) rejeitou o acordo e apresentou uma contraproposta ao governo, que não reabriu a negociação.

Edição: Aécio Amado

Entry filed under: Geral. Tags: .

Em Curitiba quinze vilas em busca de uma história Nossos Programas Rumo à Vitória no Paraná – Foz do Iguaçu

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Quem é:

O blog do PCdoB paranaense é um espaço para notícias, informações, artigos, fotos e documentos do Partido no Estado e outros textos de interesse coletivo. Seja Bem Vindo!

PCdoB no Facebook

Arquivo de Notícias

Categorias

Fotos do PCdoB-PR

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Mais fotos

PCdoB no Twitter

Filie-se ao PCdoB

Vereador Nilton Bobato

Nilton Bobato

Vereador Paulo Porto

Paulo Porto

Estatísticas

  • 321,918 visitantes.

%d blogueiros gostam disto: