Para além do Prêmio ESSO: ÉDISON JANSEN 69 ANOS

28/08/2012 at 14:13 Deixe um comentário

Édison Jansen ganhou o prêmio Esso de Jornalismo em plena ditadura (1968), quando registrou o momento em que o estudante José Ferrreira Lopes (hoje médico aposentado, mais conhecido como Dr. Zequinha), de estilingue na mão, enfrentava a cavalaria do Exército durante a invasão do Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba.

A curiosidade sempre foi uma de suas marcas registradas, o que lhe garantiu o Prêmio Esso. “Ele costumava correr na frente de todo mundo para ser o primeiro a tirar as fotos e foi o que aconteceu naquele dia. Na hora que estava trabalhando, não pensava em nada, não tinha medo de nada”, conta Iara. Mesmo tendo em mãos uma foto diferente dos demais colegas, mostrando um estudante enfrentando a cavalaria da polícia com um estilingue, ele não acreditava que aquele trabalho poderia lhe render um prêmio. “Tiveram que insistir para ele inscrever a foto”, revela a irmã. Por ser muito reservado e não gostar de festas, levou apenas o pai, a mãe e Iara, a caçula, na premiação. “Ele não falava muito, mas conseguimos perceber sua emoção.”

Arquivo/Tribuna do Paraná / Edson começou na fotografia quando ainda era adolescente, ajudando o pai, que também era fotógrafo

Além de fotografar os fatos do dia a dia, Edson gostava de tirar fotos da natureza e, por isso, duas viagens ficaram marcadas em sua memória: um passeio de navio com os militares e uma excursão com os amigos pelo Rio Iguaçu. Recentemente, após se aposentar, gostava de pescar, fumar e ouvir música caipira.

Arquivo/Tribuna do Paraná

PERDA

 Após mais de 20 dias internado, faleceu no domingo (26) o fotógrafo Edson Jansen, conhecido por seus trabalhos nos jornais Tribuna do Paraná, O Estado do Paraná e Gazeta do Povo

Edson tinha 69 anos e morreu de complicações decorrentes de uma queda sofrida no dia 2 de agosto. Ele começou na fotografia quando ainda na adolescência. “Quando ele tinha uns 14 ou 15 anos, ele começou a ajudar nosso pai, que também era fotógrafo, com a revelação das fotos e, como uma brincadeira, começou a aprender a utilizar as câmeras e acabou se apaixonando pela fotografia”, lembra a irmã Iara Regina Jansen. Além de trabalhar em diversos veículos da imprensa paranaense, pai e filho atuaram na comunicação do governo do estado.

 

 

 

Entry filed under: Geral. Tags: .

O desafio grandioso da campanha eleitoral do PCdoB CTB: Multinacionais exploram o trabalhador e sangram a nação

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Quem é:

O blog do PCdoB paranaense é um espaço para notícias, informações, artigos, fotos e documentos do Partido no Estado e outros textos de interesse coletivo. Seja Bem Vindo!

PCdoB no Facebook

Arquivo de Notícias

Categorias

Fotos do PCdoB-PR

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Mais fotos

PCdoB no Twitter

Filie-se ao PCdoB

Vereador Nilton Bobato

Nilton Bobato

Vereador Paulo Porto

Paulo Porto

Estatísticas

  • 321,918 visitantes.

%d blogueiros gostam disto: