Governo paraguaio preocupado por falta de apoio na OEA

18/08/2012 at 23:06 Deixe um comentário

José Félix Fernández

publicado: Prensa Latina

O governo paraguaio expressou hoje sua preocupação pela falta de apoio esperado da Organização de Estados Americanos (OEA) e o impacto que isso poderia ter em organismos multilaterais de financiamento.

Uma declaração do chanceler, José Félix Fernández, aceitou o que qualificou como falta de decisão do Conselho Permanente da OEA sobre a situação do Paraguai depois da destituição, mediante um julgamento político, do presidente constitucional Fernando Lugo.

A instância regional postergou duas vezes a discussão de um controverso relatório sobre o tema elaborado por seu secretário geral, Jose Miguel Insulza, apoiado pela delegação dos Estados Unidos, que avaliou tacitamente o processo relâmpago que tirou Lugo de seu cargo em pouco mais de 24 horas.

O Conselho esta convocado novamente para 22 de agosto, mas Fernández expressou dúvidas sobre sua realização devido a falta de votos para o reconhecimento oficial do Executivo presidido por Federico Franco, desconhecido já por sanções do Mercosul e da Unasul.

Acrescentou que o Banco Interamericano de Desenvolvimento, o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional acompanham de perto o que acontece na OEA e podem tomar medidas como consequência, afetando o apoio financeiro do qual precisa o atual governo paraguaio.

Tanto o presidente do Grupo de Alto Nível da Unasul sobre o Paraguai, Salomón Lerner, como o Assessor Especial para as Relações Exteriores da Presidência do Brasil, Marco Aurelio García, adiantaram que não existem suficientes votos para aprovar o relatório de Insulza.

Isso pode provocar, segundo o titular de Exterior paraguaio, uma nova posição na reunião do Conselho Permanente de OEA, por isso o Paraguai de Franco está preocupado, pela atitude futura dos organismos creditícios internacionais.

O adiamento dessas reuniões representará, evidentemente, um passo a mais no reconhecido isolamento internacional que se iniciou com a suspensão de Paraguai dos blocos integracionistas sul-americanos.

Entry filed under: Geral. Tags: .

40% dos municípios no PR fracassam no Ensino Médio Governo corre para aprovar reajuste aos professores das universidades estaduais

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Quem é:

O blog do PCdoB paranaense é um espaço para notícias, informações, artigos, fotos e documentos do Partido no Estado e outros textos de interesse coletivo. Seja Bem Vindo!

PCdoB no Facebook

Arquivo de Notícias

Categorias

Fotos do PCdoB-PR

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Mais fotos

PCdoB no Twitter

Filie-se ao PCdoB

Vereador Nilton Bobato

Nilton Bobato

Vereador Paulo Porto

Paulo Porto

Estatísticas

  • 321,918 visitantes.

%d blogueiros gostam disto: