40% dos municípios no PR fracassam no Ensino Médio

16/08/2012 at 09:25 Deixe um comentário

Em 25% dos municípios do estado, o objetivo no Ideb para os anos iniciais não foi alcançado. Nos anos finais, 40% fracassaram

Um quarto dos municípios do Paraná (95) não alcançou as metas estipuladas para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011 nos anos iniciais do ensino fundamental. Nos anos finais, o desempenho foi pior: 40% das cidades (161) não conseguiram atingir a nota almejada. No Brasil a situação não é diferente – 23% das cidades não atingiram as metas nos anos iniciais e 37% não alcançaram as notas estipuladas para o segundo ciclo.

Apesar de as médias para o estado terem sido atingidas tanto para os anos iniciais quanto os finais (veja infográfico), as notas por municípios apontam que ainda há um caminho a percorrer para melhorar a educação no Paraná. Para o presidente do Conselho Estadual de Educação, Oscar Alves, diversos fatores corroboram para o baixo desempenho de algumas cidades, como falta de investimento no setor e má remuneração dos professores. “O fato de o estado ter mantido a média não significa que a educação está indo bem”, afirma.

Segundo ele, o setor só irá melhorar a partir do momento em que receber mais investimentos. “A educação é o pilar de desenvolvimento de qualquer sociedade. No entanto, hoje o investimento da União é muito aquém do ideal”, afirma. Atualmente, União, estados e municípios aplicam juntos cerca de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) na área. “O novo Plano Nacional de Educação (PNE) deveria ser aprovado destinando 10% do PIB do país à educação até 2020”, defende. O projeto, aprovado na Câmara dos Deputados no dia 26 de junho, ainda tramita no Senado Federal.

Além de maior investimento, Alves acredita ser necessário que o recurso seja aplicado no aperfeiçoamento dos docentes. “Os professores merecem um salário maior e de políticas públicas que garantam capacitação. Um professor não pode parar de estudar”, afirma.

Para o presidente estadual da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-PR), Alys­son Augusto Padilha, a dificuldade dos municípios recai justamente na escassez de recursos. “O valor que a União destina para o setor é baixo. Temos de ter planos de investimentos a médio e longo prazo”, afirma.

A secretária de Educação de Porto Vitória, município localizado no Sul do estado, Henelda Lúcia Henz, lamenta que a cidade tenha ficado um ponto atrás da meta para os anos iniciais. O estipulado era 5,5 e a cidade conseguiu 4,5. “A gente não atingiu a meta porque na cidade havia em 2011 apenas uma turma do 5º ano, pouco aplicada, o que puxou a nota para baixo”, diz.

Crescimento freado

O doutor em educação e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Ângelo Souza acredita que as próximas avaliações do Ideb terão médias menos elevadas que a dos anos anteriores. Isso porque nos primeiros resultados a redução do índice de reprovação e de abandono escolar nos anos iniciais – estimulada pelo surgimento da avaliação, cujo índice desestimula o sistema que aprova o aluno sem ele ter aprendido – contribuiu para esse fenômeno. “A partir de agora os índices de reprovação e abandono vão se estagnar, e as notas do Ideb terão mais importância, pois serão resultado do grau de aprendizado em sala de aula. A melhoria agora requer um investimento maior e demanda mais tempo”, afirma.

 

 

Entry filed under: Geral. Tags: .

Dia do Estudante: Movimento Estudantil não vive do passado Governo paraguaio preocupado por falta de apoio na OEA

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Quem é:

O blog do PCdoB paranaense é um espaço para notícias, informações, artigos, fotos e documentos do Partido no Estado e outros textos de interesse coletivo. Seja Bem Vindo!

PCdoB no Facebook

Arquivo de Notícias

Categorias

Fotos do PCdoB-PR

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Mais fotos

PCdoB no Twitter

Filie-se ao PCdoB

Vereador Nilton Bobato

Nilton Bobato

Vereador Paulo Porto

Paulo Porto

Estatísticas

  • 321,963 visitantes.

%d blogueiros gostam disto: