Camaronês é jogado em alto mar após ser descoberto em navio

26/07/2012 at 17:20 Deixe um comentário

Tripulação está em liberdade vigiada em Paranaguá, impedida de deixar a cidade. Caso é investigado pelo MPF e pela Polícia Federal

Um camaronês que entrou clandestinamente em um navio de bandeira maltesa e de tripulação turca foi jogado à deriva a 8 milhas náuticas da costa brasileira. Antes de ter sido expulso da embarcação, ele teria sido torturado e sofrido ofensas racistas. A vítima foi resgatada por um navio que vinha do Chile e trazido a Paranaguá, no Litoral do Paraná. O caso é investigado pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela Polícia Federal (PF) da cidade.
De acordo com nota divulgada nesta quinta-feira (26) pela Procuradoria da República do Estado do Paraná (PRPR), a vítima embarcou no navio clandestinamente em Porto de Douala, em Camarões. Em depoimento, ele relatou que ficou escondido na embarcação por oito dias, até que sua água e comida se acabaram. O camaronês afirma que, assim que foi descoberto, foi agredido com tapas no rosto e chutes no peito, até desmaiar. Ele contou que um dos agressores dizia que “não gostava de preto” e que “todos eram animais”.
A vítima disse ter sido mantida em uma cabine de 2 x 3 metros e que era impedido de dormir. Segundo ele, a tripulação revezava para que sempre houvesse alguém batendo na porta de ferro do pequeno cômodo durante os onze dias nos quais ficou preso. Após esse tempo, segundo o depoimento, o camaronês teria sido expulso do navio. Os tripulantes teriam dado a ele uma lanterna e 150 euros. Ele foi obrigado a deixar a embarcação em um pallet (estrutura de madeira usada no transporte de cargas), no qual permaneceu à deriva por 11 horas, até ser resgatado por outro navio.
Segundo o procurador da república em Paranaguá Alexandro José Fernandes de Oliveira, a tripulação sob suspeita de ter torturado e abandonado o tripulante clandestino é formada por 19 pessoas. Todas elas foram ouvidas e permaneceram em silêncio durante os depoimentos.
O camaronês chegou a Paranaguá na última sexta (20), mas o fato só foi divulgado nesta quinta (26) para que as investigações não sofressem interferência. Oliveira relata que é muito cedo para apontar o que pode acontecer aos tripulantes. “Estamos na fase inicial da apuração, e esses fatos que foram apresentados inicialmente são muito graves. Precisaremos deliberar se a tripulação permanece aqui, mas ainda é muito prematuro. As possibilidades vão desde um arquivamento até a uma ação penal”, alertou.
Buscas
Toda a tripulação do navio está em Paranaguá e em liberdade vigiada, proibida de deixar a cidade, onde permanece sob vigilância da agência marítima. Segundo a PRPR, o MPF está acompanhando as investigações diretamente, a fim de garantir plenamente os direitos constitucionais, tanto da suposta vítima quanto da tripulação sob investigação. Assim que o inquérito for concluído, o MPF verificará se oferece ou não denúncia contra a tripulação do navio.
Segundo nota da PRPR, a tripulação do navio chegou a negar que tenha havido um clandestino a bordo, entretanto, em buscas realizadas pelo MPF e autorizadas pela Justiça, foi encontrada uma fotografia que o camaronês teria escondido para comprovar que esteve na embarcação. Os promotores também constataram que a descrição de detalhes do navio feita pela vítima era compatível com as instalações.

fonte: gazeta do povo

Entry filed under: Geral. Tags: .

Vereadores de Curitiba têm 1,5 mil faltas no plenário Curitiba violenta 12 assassinatos no fim de semana

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Quem é:

O blog do PCdoB paranaense é um espaço para notícias, informações, artigos, fotos e documentos do Partido no Estado e outros textos de interesse coletivo. Seja Bem Vindo!

PCdoB no Facebook

Arquivo de Notícias

Categorias

Fotos do PCdoB-PR

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Mais fotos

PCdoB no Twitter

Filie-se ao PCdoB

Vereador Nilton Bobato

Nilton Bobato

Vereador Paulo Porto

Paulo Porto

Estatísticas

  • 321,963 visitantes.

%d blogueiros gostam disto: