Médicos do Hospital Evangélico fazem paralisação de 48 horas

19/07/2012 at 16:31 Deixe um comentário

Entre quinta e sexta-feira, serão atendidos somente pacientes em situação de urgência e emergência

Os médicos do Hospital Evangélico de Curitiba anunciaram, nesta quinta-feira (19), uma paralisação de 48 horas, como forma de protesto pelo atraso de cinco meses no pagamento dos honorários. Entre quinta e sexta-feira, serão atendidos somente pacientes em situação de urgência e emergência.

De acordo com o diretor clínico do hospital, José Luiz Takaki, a paralisação é um alerta para mostrar que pode haver uma greve caso a situação não seja resolvida. “Nós recebemos em junho o valor referente a novembro de 2011 e janeiro de 2012. O resto todo está atrasado”, disse. Os médicos não são contratados da instituição, eles trabalham como prestadores de serviços e recebem conforme produção. “Muitos médicos que dependem desse dinheiro estão largando o hospital. Não somos milionários como todo mundo pensa”, completou Takaki.

Os setores de ortopedia, neurocirurgia, cirurgia geral, urologia e queimados estão totalmente paralisados e atendem somente casos de urgência e emergência, de acordo com o hospital. As especialidades de cardiologia, endocrinologia, oncologia, oftalmologia, dermatologia, pediatria, bucomaxilo e clínica médica funcionam parcialmente. Os atendimentos devem ser normalizados na segunda-feira.

Foram canceladas 600 consultas e 100 cirurgias nos dois dias, conforme informou o Hospital Evangélico. Takaki lamenta pelos pacientes, mas afirma que os médicos não encontraram outra forma para alertar sobre o problema. “Infelizmente prejudica o doente que não tem nada a ver com isso, mas os médicos não tem outra coisa a fazer a não ser se recusar a trabalhar”, afirmou.

Segundo o hospital, foi possível avisar, por telefone, a maioria dos pacientes sobre a paralisação e parte dos atendimentos já foi reagendada para a próxima semana. As pessoas que ainda não reagendaram a consulta ou cirurgia devem procurar a instituição a partir de segunda-feira para programar uma nova data.

Em nota, o hospital declarou: “Como amplamente divulgado nos meios de comunicação, as instituições filantrópicas, dentre as quais se inclui o Hospital Evangélico, passam por dificuldades em vista dos recursos do SUS serem insuficientes e defasados, fato este que compromete o repasse financeiro regular aos médicos e demais. A direção ressalta que esforços para mudar esta situação estão sendo feitos desde março quando um novo modelo de gestão passou a ser implementado […]”.

Manifestação

Às 11h desta quinta-feira, 15 médicos e alguns estudantes fizeram um protesto pacífico em frente ao hospital. Os manifestantes seguravam faixas para lembrar a causa.

fonte: gazeta do povo

Anúncios

Entry filed under: Geral.

Elogio do pensamento humanista e transformador Datafolha divulga pesquisa, em Curitiba, Ratinho Jr na frente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Quem é:

O blog do PCdoB paranaense é um espaço para notícias, informações, artigos, fotos e documentos do Partido no Estado e outros textos de interesse coletivo. Seja Bem Vindo!

Arquivo de Notícias

Categorias

Fotos do PCdoB-PR

PCdoB no Twitter

Filie-se ao PCdoB

Vereador Nilton Bobato

Nilton Bobato

Vereador Paulo Porto

Paulo Porto

Estatísticas

  • 323,696 visitantes.

%d blogueiros gostam disto: