Encontro Nacional de Cultura do PCdoB

30/05/2012 at 14:13 Deixe um comentário

PCdoB debate produção, criação e democratização da cultura

Acontece na próxima sexta-feira (1º), no Club Homs, em São Paulo, o Encontro Nacional de Cultura do PCdoB. O evento é resultado de um processo iniciado há oito anos – ainda durante o primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ao longo deste período, o Partido promoveu cinco seminários sobre diversos aspectos teóricos e programáticos que englobam a temática cultural brasileira.

Segundo o coordenador nacional de Cultura do PCdoB, Javier Alfaya, o encontro tem um aspecto diferente dos seminários, pois será deliberativo. A intenção é ir além do debate de ideias e definir um plano de ação que sirva para as plataformas eleitorais deste ano e balize a ação dos comunistas nesse terreno. Para Javier Alfaya, a ideia é abarcar diversas esferas tanto no âmbito da produção cultural, o universo da criação, quanto na democratização do consumo de cultura.

Ele lembra que o direito à cultura é negado por um sistema de dominação midiático viciado e manipulador. E ressaltou também o aspecto econômico da cultura que, segundo estimativas, gira em torno de 8% do Produto Interno Bruto (PIB). É um setor com peso na economia, enfatizou. Javier afirma ainda que outro ponto importante no debate é a produção de equipamentos, a cadeia industrial do setor. Ele ressalta que nesse ramo o Brasil é um país dependente das grandes indústrias estrangeiras. Para ele, o encontro deverá debater esse aspecto da produção cultural.

Ainda de acordo com o coordenador nacional de Cultura do Partido, no conjunto, a cultura é um tema de grande relevância para o país e vem sendo tratado. Para ele, o PCdoB deve ter uma presença mais efetiva no processo cultural brasileiro. Lembrou que, ao longo da história, os comunistas sempre contaram em seu meio com destacadas personalidades do mundo cultural. Citou Graciliano Ramos, Oswald de Andrade, Monteiro Lobato, Vilanova Artigas, Carlos Drummond de Andrade, Cândido Portinari, dentre tantos outros que defenderam a paz, a democracia e o progresso social.

Segundo Alfaya, atualmente o PCdoB alcançou grande prestígio nos meios culturais através da atuação parlamentar, por exemplo, das deputadas Jandira Feghali (Rio de Janeiro), Manuela D’Ávila (Rio Grande do Sul), Perpétua Almeida (Acre) e Leci Brandão (São Paulo). Ele pondera apenas que as iniciativas dos comunistas têm sido dispersas. Alfaya reforça que o encontro terá a finalidade de começar a sistematizar essas experiências e produzir conteúdo para a reflexão dos comunistas. Para essa finalidade foram convidados nomes de peso na cultura nacional. Confira abaixo a programação do evento:

9h30 – Cultura e Projeto Nacional de Desenvolvimento
Debatedores: Manoel Rangel; membro da direção nacional do Partido e presidente da Agência Nacional do Cinema. Luiz Carlos Prestes Filho; diretor e roteirista de documentários; professor e pesquisador universitário especialista em economia da cultura; gestor público; diretor do MBA em Gestão Cultural da Universidade Cândido Mendes e autor de diversas obras sobre economia da cultura, carnaval e cadeia produtiva da música.

14h30 – Arte, Cultura, Mercado e Estado, que relação queremos?
Debatedores: Gilberto Gil; cantor e compositor – ex-ministro da Cultura. Renato Ortiz; doutor e sociologia, professor da Unicamp e autor de importantes estudos sobre cultura – seu trabalho é centrado nos fenômenos contemporâneos da cultura.

17h30 – Projeto Cultural para as eleições municipais e plataforma de ação do PCdoB
Debatedores: Jandira Feghali; deputada federal (PCdoB-RJ); presidente da Frente Parlamentar de Cultura. Leci Brandão; deputada estadual (PCdoB-SP); presidente da Frente Parlamentar de Cultura em SP; cantora e compositora; militante das causas da negritude e combate ao racismo. Luciana Santos; deputada federal (PCdoB-PE); vice-presidente nacional do Partido; ex-prefeita de Olinda – exemplo de gestão pública de cultura.

Local: Club Homs
Av. Paulista, 735 – próximo à estação Brigadeiro do metrô

Entry filed under: Geral. Tags: .

Seminário “A comunicação do PCdoB nas Eleições 2012” Resolução da Comissão Política Estadual

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Quem é:

O blog do PCdoB paranaense é um espaço para notícias, informações, artigos, fotos e documentos do Partido no Estado e outros textos de interesse coletivo. Seja Bem Vindo!

PCdoB no Facebook

Arquivo de Notícias

Categorias

Fotos do PCdoB-PR

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Mais fotos

PCdoB no Twitter

Filie-se ao PCdoB

Vereador Nilton Bobato

Nilton Bobato

Vereador Paulo Porto

Paulo Porto

Estatísticas

  • 321,918 visitantes.

%d blogueiros gostam disto: