Unioeste e Fundação Maurício Grabois iniciam cooperação

14/05/2012 at 10:40 Deixe um comentário

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e a Fundação Maurício Grabois (FMG) deverão compartilhar um cardápio de iniciativas de formação (seminários, debates, conferências, cursos) voltado para temas da atualidade política, econômica e cultural do Brasil e do mundo. As tratativas tiveram início na última terça-feira, 8, quando o jornalista e escritor paranaense Luiz Manfredini, que representa a FMG no Estado, avistou-se com o reitor Paulo Sérgio Wolff em Cascavel, cidade sede da universidade.

Criada em 1994, a Unioeste é uma universidade regional multicampi que abrange o Oeste e o Sudoeste do Paraná, regiões de grande dinamismo sócio-econômico, com cerca de dois milhões de habitantes, que se destacam no País pela agricultura e pecuária altamente desenvolvidas, além de um extenso parque agroindustrial e um diversificado setor de serviços. Com campus em Cascavel (centro geográfico do Mercosul), Foz do Iguaçu, Toledo, Marechal Cândido Rondon e Francisco Beltrão, a Unioeste desempenha importante papel de integração, de difusão do conhecimento e de promoção do desenvolvimento regional. São mais de 1.200 professores e dez mil alunos distribuídos em 68 turmas de graduação, 37 cursos de especialização, 19 de mestrado e três de doutorado.

Cooperação

                   No encontro, que teve a participação da professora Líliam Faria Porto Borges, pró-reitora de graduação, Luiz Manfredini entregou ao reitor Paulo Sérgio Wolff publicações editadas pela FMG e expôs a natureza, objetivos e a atuação da fundação como espaço de confluência, articulação e difusão do pensamento marxista e progressista, com destaque para a cooperação científica entre ela e diversas universidades brasileiras. Wolff manifestou interesse pela cooperação e determinou à Pró-Reitoria de Graduação que, em entendimentos com a FMG, passe a trabalhar no detalhamento da parceria. Uma primeira idéia destaca o tema do meio ambiente, aproveitando-se o início do curso de Engenharia Ambiental no âmbito da universidade paranaense.

 

No dia anterior, Luiz Manfredini proferiu palestra na Unioeste, a convite do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) e do Colegiado de Pedagogia do Campus de Cascavel. “Memória de neblina” e “As moças de Minas”: história e ficção sobre a ditadura foi o tema abordado por Manfredini, cujo título faz menção a dois livros por ele publicados (e oferecidos ao público local) abordando os sonhos e pesadelos dos anos de chumbo no Brasil e as circunstâncias dramáticas que tangeram a juventude da época a enfrentar a ditadura militar que imperou no Brasil entre 1964 e 1985.

Segundo Manfredini, o diálogo com a Unioeste foi o passo inicial de um projeto de implantação da FMG no Paraná, que dá ênfase à relação com as universidades. Já estão sendo programados encontros com as direções da Universidade Latino-Americana, em Foz do Iguaçu, a Universidade Estadual de Maringá e a Universidade Federal do Paraná. “As universidades são, na atualidade, os grandes centros de produção do conhecimento e, portanto, estratégicas no processo de reflexão e maturação de propostas para o Brasil e o mundo”, afirmou o escritor.

 

 

 

Entry filed under: Geral. Tags: .

Conferência do PCdoB Sobre a Emancipação da Mulher – Paraná MP/PR pede o bloqueio de R$ 213,2 milhões de bens de deputados

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Quem é:

O blog do PCdoB paranaense é um espaço para notícias, informações, artigos, fotos e documentos do Partido no Estado e outros textos de interesse coletivo. Seja Bem Vindo!

PCdoB no Facebook

Arquivo de Notícias

Categorias

Fotos do PCdoB-PR

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Conferência Estadual do PCdoB

Mais fotos

PCdoB no Twitter

Filie-se ao PCdoB

Vereador Nilton Bobato

Nilton Bobato

Vereador Paulo Porto

Paulo Porto

Estatísticas

  • 321,918 visitantes.

%d blogueiros gostam disto: