Unioeste e Fundação Maurício Grabois iniciam cooperação

14/05/2012 at 10:40 Deixe um comentário

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e a Fundação Maurício Grabois (FMG) deverão compartilhar um cardápio de iniciativas de formação (seminários, debates, conferências, cursos) voltado para temas da atualidade política, econômica e cultural do Brasil e do mundo. As tratativas tiveram início na última terça-feira, 8, quando o jornalista e escritor paranaense Luiz Manfredini, que representa a FMG no Estado, avistou-se com o reitor Paulo Sérgio Wolff em Cascavel, cidade sede da universidade.

Criada em 1994, a Unioeste é uma universidade regional multicampi que abrange o Oeste e o Sudoeste do Paraná, regiões de grande dinamismo sócio-econômico, com cerca de dois milhões de habitantes, que se destacam no País pela agricultura e pecuária altamente desenvolvidas, além de um extenso parque agroindustrial e um diversificado setor de serviços. Com campus em Cascavel (centro geográfico do Mercosul), Foz do Iguaçu, Toledo, Marechal Cândido Rondon e Francisco Beltrão, a Unioeste desempenha importante papel de integração, de difusão do conhecimento e de promoção do desenvolvimento regional. São mais de 1.200 professores e dez mil alunos distribuídos em 68 turmas de graduação, 37 cursos de especialização, 19 de mestrado e três de doutorado.

Cooperação

                   No encontro, que teve a participação da professora Líliam Faria Porto Borges, pró-reitora de graduação, Luiz Manfredini entregou ao reitor Paulo Sérgio Wolff publicações editadas pela FMG e expôs a natureza, objetivos e a atuação da fundação como espaço de confluência, articulação e difusão do pensamento marxista e progressista, com destaque para a cooperação científica entre ela e diversas universidades brasileiras. Wolff manifestou interesse pela cooperação e determinou à Pró-Reitoria de Graduação que, em entendimentos com a FMG, passe a trabalhar no detalhamento da parceria. Uma primeira idéia destaca o tema do meio ambiente, aproveitando-se o início do curso de Engenharia Ambiental no âmbito da universidade paranaense.

 

No dia anterior, Luiz Manfredini proferiu palestra na Unioeste, a convite do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) e do Colegiado de Pedagogia do Campus de Cascavel. “Memória de neblina” e “As moças de Minas”: história e ficção sobre a ditadura foi o tema abordado por Manfredini, cujo título faz menção a dois livros por ele publicados (e oferecidos ao público local) abordando os sonhos e pesadelos dos anos de chumbo no Brasil e as circunstâncias dramáticas que tangeram a juventude da época a enfrentar a ditadura militar que imperou no Brasil entre 1964 e 1985.

Segundo Manfredini, o diálogo com a Unioeste foi o passo inicial de um projeto de implantação da FMG no Paraná, que dá ênfase à relação com as universidades. Já estão sendo programados encontros com as direções da Universidade Latino-Americana, em Foz do Iguaçu, a Universidade Estadual de Maringá e a Universidade Federal do Paraná. “As universidades são, na atualidade, os grandes centros de produção do conhecimento e, portanto, estratégicas no processo de reflexão e maturação de propostas para o Brasil e o mundo”, afirmou o escritor.

 

 

 

Anúncios

Entry filed under: Geral.

Conferência do PCdoB Sobre a Emancipação da Mulher – Paraná MP/PR pede o bloqueio de R$ 213,2 milhões de bens de deputados

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Quem é:

O blog do PCdoB paranaense é um espaço para notícias, informações, artigos, fotos e documentos do Partido no Estado e outros textos de interesse coletivo. Seja Bem Vindo!

Arquivo de Notícias

Categorias

Fotos do PCdoB-PR

PCdoB no Twitter

Filie-se ao PCdoB

Vereador Nilton Bobato

Nilton Bobato

Vereador Paulo Porto

Paulo Porto

Estatísticas

  • 324,467 visitantes.

%d blogueiros gostam disto: