Crise no governo de Barbosa Neto embaralha cenário eleitoral

06/05/2012 at 21:46 Deixe um comentário

Roberto Custódio/JL

Roberto Custódio/JL / O prefeito de Londrina, Barbosa Neto (PDT), deve ter outros concorrentes ao cargoO prefeito de Londrina, Barbosa Neto (PDT), deve ter outros concorrentes ao cargo

publicado: gazeta do povo – 06/05/2012

A abertura da comissão processante contra o prefeito e a denúncia de compra de apoio político na Câmara londrinense fazem surgir novos candidatos

 

A abertura da Comissão Processante contra o prefeito de Londrina, Barbosa Neto (PDT), no caso Centronic e a denúncia de compra de apoio político na Câmara Municipal daquela cidade, que resultou na prisão de membros do “núcleo duro” da articulação política do pedetista, devem trazer consequên­cias no cenário eleitoral. A leitura que vinha sendo feita até agora nos bastidores políticos era que existia forte tendência de polarização entre o pedetista e o vereador Marcelo Belinati (PP), que tem como principal cabo eleitoral o tio, o ex-prefeito Antonio Belinati (PP).

Com a crise instalada no governo de Barbosa Neto, a avaliação feita por líderes partidários é de mudança do cenário eleitoral, com a possibilidade de viabilizar novas candidaturas, o que pode recolocar na disputa grupos que até então tinham poucas chances eleitorais. O vereador pedetista Roberto Fu admite que a crise muda o cenário, fragilizando o prefeito, que é do seu partido. “Essa crise abre espaço para algumas candidaturas. Tanto é que determinados candidatos, que estavam desistindo de concorrer, já pensam em entrar na disputa”, declarou.

Nomes como o do deputado federal Alex Canziani (PTB) e o do secretário estadual da Fazenda, Luiz Carlos Hauly (PSDB), ressurgiram como possíveis candidatos, pelo menos nas conversas de bastidores. De acordo com a assessoria do petebista, existe a possibilidade de Canziani ser candidato, em especial por causa da crise no governo de Londrina. Segundo a assessoria de Canziani, o deputado pode encarar o desafio eleitoral, se o partido colocar o nome dele.

Já o presidente do PSDB, Éder Pimenta, negou que Hauly seja candidato. “Tive­­­mos uma reunião da executiva na segunda-feira. Ele estava presente na reunião e manteve a posição anterior [que é de não concorrer]”, afirmou Pimenta. Ele avalia que os governistas estariam alimentando o boato de uma possível volta à disputa eleitoral para “jogar no colo do PSDB tudo o que aconteceu”. Na leitura de Pimenta, o discurso seria o de que os tucanos teriam “armado” a crise para se aproveitar eleitoralmente dela. Para evitar serem acusados de “armação”, afirma Pimenta, o vereador Amauri Cardoso (PSDB), alvo da tentativa de suborno e que levou a denúncia ao Grupo de Atuação Especial de Combate ao Cri­­­me Organizado (Gaeco) também é descartado como nome do partido para disputar a eleição.

A crise fez também com que um vereador que era tido como candidato à reeleição para a Câmara passasse a figurar como pré-candidato à prefeitura. José Roque Neto (PR), o Padre Roque, renunciou à CP alegando que poderia ser candidato a prefeito – e, nessa condição, não poderia investigar um concorrente. Segundo ele, a “mudança de cenário provocada pela crise” levou o seu partido a cogitar a possibilidade de lançar candidatura própria. “Estive conversando com o deputado federal Fernando Giacobbo [presidente estadual do PR] a respeito da situação da cidade. Ainda não chegamos a essa condição [de pré-candidato], mas estamos conversando”, explicou.

 

Anúncios

Entry filed under: Geral.

Denúncias sobre a Câmara vão influenciar voto dos curitibanos Derosso pede desfiliação do PSDB e não poderá disputar eleições

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Quem é:

O blog do PCdoB paranaense é um espaço para notícias, informações, artigos, fotos e documentos do Partido no Estado e outros textos de interesse coletivo. Seja Bem Vindo!

Arquivo de Notícias

Categorias

Fotos do PCdoB-PR

PCdoB no Twitter

Filie-se ao PCdoB

Vereador Nilton Bobato

Nilton Bobato

Vereador Paulo Porto

Paulo Porto

Estatísticas

  • 323,909 visitantes.

%d blogueiros gostam disto: