Fórum de Comunicação do PCdoB discute atividades para 2008

19/02/2008 at 14:52 Deixe um comentário

Aconteceu nesta sexta-feira e sábado, dias 15 e 16, na sede do Comitê Central, reunião ampliada do Conselho Nacional de Comunicação do PCdoB. Estiveram presentes 42 comunicadores do partido de 18 estados, entre eles Ivan Carlos Souza, Secretário Estadual de Comunicação e Thiago Moro, coordenador do BlogVermelho, representando o Paraná.

O destaque ficou para a abertura, feita pelo senador Inácio Arruda (PCdoB/CE). Entre os temas debatidos foram pautadas as eleições de outubro, o kit eleitoral que o PCdoB está elaborando para auxiliar os candidatos e a ampliação do alcance de dois dos principais veículos de comunicação do partido, o portal Vermelho e o jornal A Classe Operária.

Entre as principais tarefas saídas da reunião, para execução imediata, estão o agendamento de encontros regionais para se discutir comunicação e eleição e o planejamento dos comitês estaduais para aprimorar a distribuição do jornal A Classe Operária, versão de massas, que deverá ter a sua tiragem, hoje de 300 mil exemplares mensais, aumentada neste ano, podendo ainda passar por mudanças gráficas e editoriais.

Também foram levantadas as necessidades de aumentar o número de cadastros do boletim eletrônico Destaques do Vermelho e, assim, incrementar o acesso ao portal; intensificar a campanha pelo iBest, no qual o Vermelho compete na categoria de melhor site de política e a realização de reuniões com as comissões políticas estaduais a fim de rediscutir o papel de protagonismo que a Comunicação deve ter no partido, em consonância com decisão da direção nacional do PCdoB. O partido deve ainda se preparar, desde já, para a participação da Conferência Nacional de Comunicações, convocada pelo governo federal e que deve acontecer neste ano.

Com relação ao kit eleitoral, formado por cartilha de orientação e DVD com a edição do seminário Comunicação e Eleição, realizado dias 23 e 24 de novembro, haverá mudanças e o mesmo terá, em breve, um espaço dinâmico na página do Partido Vivo. A página especial irá disponibilizar o material e também fontes para materiais impressos, exemplos de jingles e de programas, planilhas de controle etc. O balanço final de 2007 também sofrerá modificações e sua versão final será divulgada em breve. Além disso, foi decido que o conselho passa agora a se chamar Fórum de Comunicação do PCdoB, e seu quadro de integrante também sofre alterações, com a mudança de cinco de seus membros.

Para Altamiro Borges, “os comitês estaduais precisam se dedicar mais à comunicação porque sem ela, o partido morre”. Por isso, disse, é necessário reavaliar o orçamento nos estados para que seja possível aprimorar as estruturas de comunicação. “Apesar de o Comitê Central ter consagrado a Comunicação como um dos pilares do partido, ainda há um certo descompasso entre as ações da direção nacional e as da maioria dos estados”, avaliou. 

Simplificando o discurso
Ao falar sobre as eleições majoritárias deste ano, o senador comunista Inácio Arruda destacou a necessidade de se trabalhar o discurso com simplicidade, aproximando as propostas do PCdoB às realidades locais. Ele lembrou que coisas simples, como por exemplo, a melhoria do calçamento ou a limpeza pública, são pontos que devem constar nas propostas dos comunistas para a administração municipal.

Experiente líder comunitário que ingressou na vida política nos anos 80, Inácio disse que o importante nessas mídias é a apresentação de propostas afinadas com as demandas da população. “Devemos usar esses meios com base na sabedoria popular”, ressaltou. Ele lembrou que temas como a produção de castanha de caju, moradia e pesca, que eram de interesse geral do povo cearense, ajudaram o então candidato ao Senado a falar diretamente com a população.

Questões mais amplas, de âmbito nacional, devem permear o debate, mas não ser a tônica do discurso. “Quando investimos nesses assuntos, muitos dos nossos militantes não aprovaram, mas a população entendeu”, disse. Para ele, falar de propostas simples, sem rebaixar o discurso, contribui ainda para elevar a consciência do povo sobre a necessidade de mudar sua situação e também massifica a imagem do PCdoB.

Outro convidado foi o Messias de Souza, advogado do partido. Ele tirou dúvidas sobre as questões jurídicas que envolvem uma campanha eleitoral, como restrições ao uso de propagandas e proibição de distribuição de brindes e afins. Segundo ele, é preciso cautela ao se partir para a desconstrução do adversário, levando em conta o bom senso e considerando os aspectos meramente políticos e não morais. Por outro lado, é importante focar a campanha na construção dos candidatos comunistas.

A reunião se estendeu até a tarde de sábado, com a participação e a intervenção dos comunicadores presentes.

De São Paulo,
Priscila Lobregatte

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